logo escolaFBP banner

  

Há vários anos que as muitas dezenas de músicos de Jazz que tocam regularmente na Fábrica do Braço de Prata nos têm mostrado a urgência em criar aqui uma Escola de Jazz. As várias salas de concerto de que dispomos, todas elas equipadas com material de som e luz, e muitas delas com pianos de concerto, a existência de um bar de apoio aos pais e alunos, um parque de estacionamento exterior com capacidade para quase uma centena de viaturas, tudo isto faz da Fábrica o lugar perfeito para a criação de uma grande instituição de ensino musical. Começaremos com um curso de Jazz. É este registo musical que caracteriza grande parte da nossa programação semanal. E podemos orgulhar-nos de termos entre os nossos músicos todos os grandes nomes do actual panorama jazzístico do país. Posteriormente alargaremos o ensino da música ao registo erudito, ao pop/rock, à música de raiz popular.
Este projecto teve que ser adiado durante anos porque havia o compromisso, assumido com a Sociedade de Advogados que estava desde o início instalada em parte do último piso, em não perturbar o seu trabalho durante o dia. Estávamos assim impedidos de organizar concertos ou de oferecer aulas antes das 20h. Porém, essa Sociedade de Advogados foi obrigada a abandonar o edifício da Fábrica como consequência da passagem da propriedade do edifício da Empresa Obriverca para a Câmara Municipal de Lisboa. Enquanto edifício municipal não poderia acolher uma empresa privada exterior ao âmbito das actividades culturais.
Com a saída dos escritórios da sociedade de advogados, criaram-se condições perfeitas para que se cumprisse o projecto antigo de uma escola de Jazz. Em primeiro lugar, porque passámos a dispor de várias salas no último piso cuja dimensão é ideal para aulas individuais de instrumento. Em segundo lugar, porque desaparece o compromisso de não perturbar o trabalho do escritório de advocacia com concertos ou aulas de música antes da 20h.
Vimos assim anunciar, com imensa alegria, o início do Curso de Jazz da Fábrica do Braço de Prata. As aulas terão início em Setembro de 2017. Antes dessa data realizaremos algumas Master Classes e algumas palestras sobre a história do Jazz e sobre as grandes correntes estéticas do sec.XX e XXI. 

Apresentação da Escola de Jazz da Fábrica do Braço de Prata

Propomos um ensino amplo da música e das suas múltiplas vertentes. Tomamos a linguagem do Jazz como abordagem principal, passando também pela música de raiz popular e contemporânea.
Os três anos em que se divide este percurso de aprendizagem foi pensado a partir do ponto de vista dos alunos. Procuramos desenvolver as linguagens técnicas e a poética de cada aluno e respectivo instrumento. Perseguimos dois objectivos paralelos: 1) a preparação pré – universitária, tendo para isso sido pensado este programa de aprendizagem respeitando os curricula canónicos praticados em todas as grandes escolas de Jazz do mundo inteiro; 2) preparação técnica intensiva para quem deseja seguir uma vertente profissional ligada ao mundo da música e suas possibilidades quer como intérpretes quer como criadores.
O Mundo do Jazz e a sua aprendizagem musical a que nos propomos neste curso, não só possibilita uma formação sustentada em sólidas bases musicais como viabiliza diversas janelas de pensamento e opções criativas que estão presentes em todos os estilos ou vertentes musicais contemporâneas .
Este Curso de Jazz vem certamente dar um grande contributo ao ensino da música no concelho de Lisboa , sendo bastante rico no programa que elaborou e nos seus conteúdos. Tanto um como outro estarão disponíveis brevemente nas descrições do programa do curso e na comunicação interna da escola .

Ricardo Pinto (responsável pedagógico)

Descrição dos pontos principais e organização geral do curso de Jazz da Fábrica do Braço de Prata

Este Curso de Jazz está organizado por três anos .
O curso será realizado num horário flexível no que respeita às disciplinas individuas de instrumento. Estas podem ser dadas num horário semanal, incluindo o sábado, compreendido entre as 10h e as 22h. As disciplinas teóricas terão que ser todas elas realizadas num horário pós escolar, ou seja entre as 17h e as 20h , com a excepção do Sábado. Os horários serão estabelecidos após as inscrições nas várias disciplinas teóricas e de instrumento. As inscrições referentes ao ano lectivo de 2017/2018 estarão disponíveis a partir de Julho deste ano.

- O Curso de jazz dará abertura com o mínimo de 12 alunos devidamente inscritos

As disciplinas estão distribuídas pelos 3 anos da seguinte forma:

1º Ano

- Instrumento (1 aula por semana)
- Formação Musical I / Formação Auditiva I (1 aula por semana)
- Combo 1 (1 aula por semana)
- Solfejo 1 (1 aula por semana)
- História do Jazz (1 aula por semana)

2º Ano

- Instrumento (1 aula por semana)
- Harmonia 1 (1 aula por semana)
- Formação Auditiva II (1 aula por semana)
- Combo II (1 aula por semana de 1h30)
- Solfejo II (1 aula por semana)

3º Ano

- Instrumento (1 aula por semana)
- Harmonia II (1 aula por semana)
- Formação Auditiva III (1 aula por semana)
- Combo III (1 aula por semana)
- Composição , Análise e arranjos (1 aula por semana)
- Opcionais por semestre - Big Band (1 aula por semana de 1h30)
- Opcionais por semestre - Film scoring – Nuno Costa (1 aula por semana)
- Opcionais por semestre - Aulas de Composição de letra e música – Catarina dos Santos (1 aula por semana)

Grandes correntes estéticas do séc XX e XXI – Nuno Nabais

Este curso será possível ser realizado por todos os alunos da escola , independentemente de estarem inseridos no curso de jazz, ou nos restantes livres, será dado num dia por semana ainda a ser definido (duração 1h/30 semanal aprox.)

Por Semestre teremos algumas Master Classes com alguns dos músicos mais relevantes do cenário jazzístico em Portugal e no Estrangeiro.

O curso de jazz da Fábrica do Braço de Prata irá ter à disposição dos alunos uma audioteca e biblioteca onde os alunos poderão com facilidade consultar e aprofundar os seus estudos e conhecimentos facultados nas aulas respectivas.

O Corpo Docente será formado por uma selecção de excelentes professores, todos eles músicos regulares na programação musical da Fábrica do Braço de Prata e, portanto, actores relevantes na cena actual do Jazz em Portugal.

CORPO DOCENTE

Direcção do curso - Ricardo Pinto

Disciplinas de instrumento:

Piano jazz e clássico – Óscar Graça
Guitarra jazz - Nuno Costa
Contrabaixo e baixo eléctrico – André Rosinha
Bateria – Luís Candeias e Joel Silva
Saxofones , alto, tenor e soprano - Ricardo Toscano
Trompete - Ricardo Pinto
Trombone – ( a ser definido)
Canto jazz – Catarina dos Santos
Vibrafone – Paulo Santos

Disciplinas teóricas e práticas (prof. a serem definidos ):

Formação Musical I
Formação Auditiva I, II e III
Harmonia I e II
Solfejo I e II
História do Jazz (séc. XX aos nossos dias )
Composição, análise e arranjos
Combo I, II e III