SÁBADO | 25 DE MARÇO 2017 - 21h30

Além da Vingança

“Além da Vingança”, um filme de Álvaro Orus e Luz Jahnen, trata de violência, vingança e reconciliação e busca explicar, por meio do depoimento de diferentes pessoas, “como a vingança acaba por governar a nossa sociedade e as nossas próprias vidas”, ao mesmo tempo em que mostra a possibilidade de optar por um caminho de profunda reconciliação como base da libertação pessoal e uma possível sociedade futura que seja menos violenta.

Ao transmitir o filme, seus produtores visam contribuir “com um grãozinho de areia para ‘a construção de um clima de paz’ por meio da voz de homens e mulheres que, diante de um evento que dolorosamente marcou suas histórias de vida, conscientizam-se do quanto o ressentimento e a vingança foi inculcado nas suas mentes e corações, condicionando suas vidas, e, assim, escolhem abrir-se à possibilidade de reconciliação com aqueles que os feriram, mesmo que isso, por vezes, cause incompreensão por parte dos seus entes queridos.

O tom íntimo e vibrante que o documentário assume em certos momentos permite aos produtores lidar com o tema da vingança em um contexto social e histórico, em que a história ocidental é explorada com o intuito de se descobrir como a vingança se institucionalizou e acabou por se tornar parte constitutiva da nossa cultura, incluindo arte e religião.

O espanhol Álvaro Orus já dirigiu outros documentários, alguns com um teor mais social, outros de cunho mais “psicológico”, porém todos com um foco humanístico. Para o produtor, Luz Jahnen, esta é a sua primeira incursão no mundo cinematográfico, depois de anos investigando os temas da violência, vingança e reconciliação, escrevendo sobre esses assuntos e organizando workshops sobre os mesmos.

“Além da Vingança” é um projeto não comercial, empreendido graças à contribuição voluntária de mais de 40 pessoas do mundo todo. Será distribuído gratuitamente.
O filme também foi exibido no Cine Alameda, em Santiago, no Chile, e encerrará, no dia 7 de outubro, a competição de filmes FICNOVA (“The Active Nonviolence Film Festival”), que conta com 237 filmes de 33 países diferentes.

Trailer Beyond revenge
Mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. +49 1577 6658922

 

Joomla! Hosting from