TERÇA | 7 DE MARÇO 2017 - 18H30

LAB

 

A 3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia decorreu entre Fevereiro e Setembro de 2016, propondo que o trabalho de escrita tomasse como ponto de partida uma situação inesperada que levasse, uma ou mais personagens, a permanecer num determinado espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda em conta um limite de 4 actores para a possível concretização cénica do texto.

O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 3ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Tiago Torres da Silva e Tiago Patrício.

Foram recebidas 59 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Ana Lázaro, Emília Costa e Firmino Bernardo, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “A dança das raias voadoras”, “Solidariedades” e “Requests, ou permissão para respirar”.

Ao grupo responsável pela selecção associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo. Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: Ana Bento, Carla Chambel, Maria João Pinho, Miguel Raposo, Mina Andala, Rui M Silva, Sílvia Filipe e Simon Frankel.

Desta 3ª edição do Laboratório de Dramaturgia resultaram dois textos que agora se publicam:

A DANÇA DAS RAIAS VOADORAS, de Ana Lázaro, e REQUESTS, OU PERMISSÃO PARA RESPIRAR, de Firmino Bernardo, no âmbito da Colecção Azul Cobalto / Teatro da editora Companhia das Ilhas, em parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.