EVENTOS EM DESTAQUE

TERTÚLIA TRAD

TODAS AS QUARTAS | 21H30

tradballs

As Tertúlias Trad são encontros semanais onde tudo pode acontecer: uma dança nova ou uma música antiga, um baile com um duo ou um concerto, uma jam-session ou uma sessão DJ Folk. Um documentário ou uma conversa partilhada por todos. Enfim... uma tertúlia.

VICTOR ZAMORA TRIO + JAM SESSION

TODAS AS QUINTAS | 22H30

jam session

 Virtuoso e apaixonante. Assim é o piano de Victor Zamora e a música que faz. A origem cubana e o mundo do jazz onde se inscreve, dão às suas composições um tom único. Mesmo de olhos fechados, sabemos desde o primeiro acorde, que Victor Zamora começou a tocar.

A rigorosa formação musical, temperada pelo som das ruas, que recebeu em Cuba, foram o alimento para uma imaginação de criança fascinada por música. Um passado de histórias que o poderiam ter levado à guitarra e não ao piano, a descoberta deste como extensão de si, explicam a intensidade com que toca, sempre exigente e precisa.

ENSEMBLE JAZZ FBP por André Rosinha

SEXTAS | 7, 21 e 28 SETEMBRO- 22H30

rosinha

SOBRE ANDRÉ ROSINHA

Aos 17 anos, e de forma autodidata, começa a tocar Baixo Elétrico, indo um ano mais tarde estudar para a escola de música Musicland em Mafra, onde permanece por dois anos. Aos 20 anos ingressa na escola de música do Conservatório Nacional onde inicia os estudos de Contrabaixo com Manuel Rego e Miguel Leiria. Paralelamente, ingressa na Escola Jazz Luiz Villas-Boas - Hot Club de Portugal onde tem aulas de Contrabaixo com Bernardo Moreira (e de Harmonia com Vasco Mendonça, Treino Auditivo com Bruno Santos e Combo com Nuno Costa, Luis Cunha, Vasco Agostinho, entre outros). Entre 2009 e 2010 tem aulas particulares de Contrabaixo com Demian Cabaud.

PROJECTO BUG

PRIMEIRA SEXTA DO MÊS | 00H00

bug nova

Para quem gosta de cantar, dançar, pular, rir e de MÚSICA.
Canções conhecidas, ritmos cativantes, ambiente contagiante. O Projecto BUG é nada mais que um grupo de amigos que faz música e festa: 14 personagens em palco com metais, cordas, teclas, vozes femininas e masculinas, e uma secção rítmica com muita energia, que envolvem o público num concerto com cerca de 3 horas de duração.

BAILE FLAMENCO

SEXTA | 07 DE SETEMBRO 2018 - 00H00

A FLÔR DE LÁCIO

SEXTA | 8 DE SETEMBRO 2018 - 00H30

flor do lacioA Flor do Lácio é um espectáculo de música e poesia que vem trazer-nos canções bem conhecidas do público, textos e poemas que as inspiraram.

Celebra a língua portuguesa essa especiaria valiosa, não declarada e habilmente transportada nas caravelas e nos navios negreiros. Um património comum e embarcadiço que foi cultivado em todas as latitudes do mundo, irá ser aqui relembrado, através da poesia e dos cancioneiros brasileiro e português.

NICOLÁS Y CATALINA

QUARTA | 12 DE SETEMBRO 2018 - 22H30

Nicolás e CatalinaNicolás e Catalina, um dueto formado pelos músicos argentinos Catalín Munteanu e Nicolás Rallis, embarca na sua primeira tournée europeia, apresentando composições originais do próximo lançamento “Los incendios forestales” (2018) e apresentando os álbuns a solo de ambos os artistas.

 

 

Os compositores apresentarão um álbum de músicas (originais e versões cover), executados em dois arranjos de voz e acompanhados de guitarras elétricas e clássicas.
JOÃO COUTO

SEXTA | 14 DE SETEMBRO 2018 - 22H30

joao coutoJOÃO COUTO apresenta na Sala Nietzche da Fábrica Braço de Prata temas do seu álbum de estreia “Carta Aberta”, em que canta, de um ponto de vista marcadamente pessoal, a solidão, a fuga, o amor e o desamor, a rotina e a promessa, revelando-se um dos mais promissores cantautores nacionais do momento.

Foi em 2015 que João Couto deixou de ser um nome desconhecido em Portugal, quando se consagrou vencedor da 6.ª edição do “Ídolos”. Mas desde muito novo que a música se revelou a sua maior paixão, entre a descoberta do “Best of” de Rui Veloso, à “bofetada”, como o próprio afirma, que foi ouvir, pela primeira vez, “A Night at The Opera” dos Queen ou “Abbey Road” dos Beatles, passando pelas aulas de música e as bandas de garagem.
E agora, aos 22 anos, com um aguardado álbum de estreia agendado para Março de 2018, João Couto revela-se um intérprete, compositor e letrista de recorte clássico, cujas maiores referências tanto passam por nomes como The Beatles e Bruce Springsteen, até Rui Veloso, Jorge Palma e cantautores nacionais mais recentes.

+++

LINK PROJECT de CAESAR BARBOSA (BR)

SEXTA | 14 DE SETEMBRO 2018 - 23H00

CAESARCaesar Barbosa é carioca, guitarrista e violonista autodidata; apaixonou-se pelo instrumento ainda criança no ambiente familiar. De família paraibana, teve o primeiro contato com a música através das rodas de violão realizadas por tios. Nesses encontros familiares, teve contato intenso com gêneros como o brega, baião e muitos ritmos nordestinos do Brasil.

ORIGINAL BANDALHEIRA

SÁBADO | 15 DE SETEMBRO 2018 - 00H00

original bandalheira

A ORIGINAL BANDALHEIRA é uma banda ITINERANTE que nos transporta para uma galáxia musical sem limites geográficos ou de estilo. Caracterizando-se por arranjos inesperados, improvisações atrevidas e covers universais, os músicos rendem homenagem ao espírito nómada, irreverente e festivo das FANFARRAS.

BOSSA & MORNA

QUARTA | 19 DE SETEMBRO 2018 - 22H30

bossa morna

BOSSA & MORNA nasce através de um encontro inesperados de 3 músicos com influências e origens diferentes, Brasil Portugal e África. A conexão foi instintiva e energética. Temas de Cesária Évora, Sara Tavares, Djavan, Jorge Ben Jor, entre outros são as maiores influências dos três músicos. 3 vozes, 3 instrumentos e uma festa garantida. Bossa & Morna é Fusão

STAND UP PHILOSOPHY com NUNO NABAIS

SEXTA | 21 DE SETEMBRO 2018 - 22H00

Nuno Nabais

A filosofia começa com uma imensa gargalhada. Primeiro, a gargalhada da mulher da Trácia quando vê Tales a tropeçar num poço. Ela não podia evitar sentir como cómico esse contraste entre a pretensão a explicar os céus e a falta de jeito para as coisas do chão. Sócrates procurou trazer essa gargalhada para a praça pública. Mas os atenienses não conseguiram rir de si próprios.

STOMPING AT FÁBRICA

SEXTA | 21 DE SETEMBRO - 00H00

stompingOs Stomping at Six regressam à fábrica nas penúltimas sextas feiras do mês!

NOITES DA LUSOFOLIA | por Yami Aloelela

SEXTA | 21 DE SETEMBRO 2018 - 23H00

YAMI AÉ um exemplo palpável e audível de como cinco correntes musicais diferentes podem juntar-se numa antiga fábrica de Lisboa para construir uma sonoridade própria, fértil em improvisações e mesclas de culturas.

ZÉ VITO

QUARTA | 26 DE SETEMBRO 2018 - 22H30

ze vito novaZé Vito é músico, compositor e produtor musical.
Radicado no Rio de Janeiro há dez anos, começou os seus trabalhos com a banda Sobrado 112. Com ela, lançou 3 discos, dois deles pela editora Oi Música.
É um dos fundadores da Abayomy Afrobeat Orquestra, importante banda do cenário carioca e brasileiro, cujo primeiro disco foi muito bem recebido pela crítica.

EXPOSIÇÕES EM INAUGURAÇÃO

OLHARES DE RABISCO de Sílvia Schiermacher

INAUGURAÇÃO | 6 DE SETEMBRO 2018 - 19H

Sala Michel Foucault

+++
CASA por Maria João Ferreira

INAUGURAÇÃO | 6 DE SETEMBRO 2018 - 19H

Sala Arendt

+++
INSTINTO de Beatriz Coelho Palma

INAUGURAÇÃO | 6 DE SETEMBRO 2018 - 19H

Sala Woolf

+++

EM AGENDA

SÁBADO | 19 DE MAIO 2018 - 19H30

 joao moreira dos santos WEB

Joomla! Hosting from