top of page

Exposições na FBP

A Fábrica é um museu vivo! Um espaço versátil que abriga as mais diversas linguagens. Temos 06 espaços de exposições. 

ACERVO PERMANENTE

melh ghroum  

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

A exposição é composta por dois núcleos, mostrando duas áreas de construção formal: uma abstrata e outra figurativa, cujo foco principal é o rosto humano. Utilizando a técnica do acrílico sobre tela, a vivacidade das cores escolhidas – azul-cobalto, verde, vermelho, amarelo – contrasta com o tema, dando aos quadros uma alegria que a imagem não tem, tornando, assim, o conjunto mais equilibrado para quem o vê.

A pintura sempre fez parte da vida de Inês Assis. Foi no atelier do seu pai, também pintor, que desde cedo começou a descobrir o gosto pelos pigmentos coloridos e o fascínio pelo mundo da pintura. Natural de Lisboa, com 41 anos, formada em Design Gráfico e com mestrado em Teoria da Cultura Visual, ambos pelo IADE, tem desenvolvido a sua atividade profissional como designer gráfica, sem nunca deixar de pintar.

A exposição vai estar patente na Fábrica Braço de Prata, em Marvila, até 21 de fevereiro. Pode ser visitada de 2ªf a 4ªf, das 8h00 às 00h00, e de 5ªf a sábado, das 8h00 às 2h00, e tem entrada gratuita.

A comunidade bipoc é talvez a mais impactada no que toca à saúde mental, quer como as pessoas mais sujeitas a desenvolverem doenças e distúrbios mentais, quer como as com maior dificuldade em ter acesso a um tratamento ou cuidados de prevenção, dado ao trajeto histórico e sociopolítico de opressão e violência. Também por uma questão cultural, o acesso à educação sempre foi uma questão suprimida e sem a devida importância. Procurando uma forma de encarar e tratar a nossa saúde mental, refugiamo-nos na arte, quer na produção, admiração ou consumo, de forma a canalizar, expressar e manifestar as nossas emoções e sentimentos. Esta exposição e série de eventos (playshops e conversas) são um convite à sensibilização da sociedade em relação à realidade das comunidades BIPOCs.

Depois do sucesso que foi o projeto inspirado na exposição de David Hockney, 82 Portraits and 1 still-life, em que as pessoas interagiam com uma cadeira pintada pelos Artistas “Los Pepes Studio”, aceitei o desafio da FBP para fazer um novo evento na sala Ulmeiro. A sala para além do histórico da Livraria Ulmeiro, tem ainda um vasto leque de peças da FBP e um palco circular criado pelos Los Pepes Studio. Todos estes objetos podem ser utilizados. O conceito é o mesmo uma sessão/uma fotografia. Destas sessões, com a duração de 20 minutos, resulta uma série de imagens, tão diferentes como as personalidades que as interpretam. Na página do Instagram poderão ver a evolução do projeto. Em dezembro serão reunidas numa exposição na FBP onde poderão ser vistas e adquiridas.

bottom of page