PARA MARCAR NA AGENDA

INSCRIÇÕES JÁ ABERTAS!

destaque inscrições

Estão abertas as inscrições para todas as áreas de ensino da nossa Escola.


As inscrições podem ser efetuadas na Escola de Música da Fábrica de Braço de Prata de 4ª a 6ª feira, entre as 15h00 e as 18h30, e aos Sábados, entre as 10h00 e as 12h30.

É necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição, 1 fotografia e o pagamento de uma inscrição de €45 para os alunos novos e €30 para os antigos alunos. Em caso de desistência, não há direito a reembolso.

Os familiares directos e os alunos que se inscreverem entre o mês de março e abril têm 50% desconto no valor da inscrição.

As inscrições feitas a partir do mês de maio serão válidas para o próximo ano lectivo.

CONTACTOS PARA INSCRIÇÂO

tela pequena siteHá vários anos que as muitas dezenas de músicos que tocam regularmente na Fábrica do Braço de Prata nos têm mostrado a urgência em criar aqui uma Escola de Música. As muitas salas de concerto de que dispomos, todas elas equipadas com material de som e luz, e algumas delas com pianos de concerto, a existência de uma livraria e um bar de apoio aos pais e alunos, um parque de estacionamento exterior com capacidade para quase uma centena de viaturas, tudo isto faz da Fábrica o lugar perfeito para a criação de uma grande instituição de ensino musical. Teremos duas vertentes. Uma Escola de Jazz (dirigida por Ricardo Pinto) e uma Escola Clássica (dirigida por Daniel Schvetz). O Jazz é registo musical que caracteriza grande parte da nossa programação semanal. E podemos orgulhar-nos de termos entre os nossos músicos todos os grandes nomes do actual panorama jazzístico do país. A sua conversão em professores tem assim quase a condição de um serviço público prestado ao público que, há mais de 10 anos, alimenta esta comunidade de criação e de escuta. A Escola Clássica responde à dimensão mais experimental  e, ao mesmo tempo, mais tradicional da relação com um instrumento. Isso permite um ensino canónico, segundo as boas práticas internacionais de interpretação musical, dos grandes instrumentos orquestrais, do piano ao violino, passando pela flauta, o acordéon ou o violoncelo, mas também abre horizontes para registos de vanguarda como a música electrónica, a world music, ou mesmo o pop/rock. 

Este projecto de uma grande escola de música na Fábrica teve que ser adiado durante anos porque havia o compromisso, assumido com a Sociedade de Advogados que estava desde o início instalada em parte do último piso, em não perturbar o seu trabalho durante o dia. Estávamos assim impedidos de organizar concertos ou de oferecer aulas antes das 20h. Porém, essa Sociedade de Advogados foi obrigada a abandonar o edifício da Fábrica como consequência da passagem da propriedade do edifício da Empresa Obriverca para a Câmara Municipal de Lisboa. Enquanto edifício municipal não poderia acolher uma empresa privada exterior ao âmbito das actividades culturais.

Com a saída dos escritórios da sociedade de advogados, criaram-se condições perfeitas para que se cumprisse o projecto antigo de uma escola de música. Em primeiro lugar, porque passámos a dispor de várias salas no último piso cuja dimensão é ideal para aulas individuais de instrumento. Em segundo lugar, porque desaparece o compromisso de não perturbar o trabalho do escritório de advocacia com concertos ou aulas de música antes da 20h.

Vimos assim anunciar, com imensa alegria, a abertura da Escola de Música da Fábrica do Braço de Prata. As aulas terão início no final de Setembro de 2017.