Na vertente Clássica,os modelos que inspiram a nossa Escola sãs os vários Conservatórios,  Escolas de Música,  Academias que, por todo o país,
vêm assegurando há mais de um século a formação  desses alunos que alimentaram tanto bandas filarmónicas, como orquestras sinfónicas, 
grupos de jazz, rock, coros. Na componente interpretativa, ou na formação de directores de coro e orquestra, ou mesmo no acompanhamento de  
criadores/compositores, a Escola da Fábrica do Braço de Prata tem como primeiro objectivo a criação de um novo "Conservatório".  Para além de ampliar a oferta de aulas de música na cidade de Lisboa, num lugar particularmente acessível - no centro da cidade, entre a Av. de Roma, o Parque das Nações e Santa Apolónia  - e com estacionamento livre para cerca de 70 viaturas, a Fábrica do Braço de Prata coloca ao serviço daqueles que querem aprender um instrumento (para a prática individual, em grupo, orquestral ) ou que querem aprender a cantar (individualmente ou em coro)  excepcionais condições: 
 
- O contacto permanente com profissionais da música, cujos ensaios e performances estarão disponíveis ao longo do ano lectivo.
- A qualidade do corpo docente (quase todos os professores dão também aulas em outros Conservatórios ou na Escola Superior de Música)
- Cenários perfeitamente adequados ao mundo da música, como 4 salas de concerto, 6 gabinetes para aulas individuais, estúdio de gravação. 
 
Há também que sublinhar a oferta de disciplinas que não costumam figurar nos planos de estudo dos Conservatórios já existentes como:
a) Atelier do Ruído 
b) Oficina do ouvir 
c) Laboratório Recuperação/Arranjo de instrumentos musicais
d) Música para Imagem e Cinema Mudo - Imagem e Cinema mudo para música 
 
No universo do ensino dirigido a  crianças, temos que sublinhar:
a) Curso de Filosofia da Música para crianças
b) Expressão Corporal e Artes Musicais
c) Pré-Iniciação Musical