A vida é como o Jazz, é melhor quando você improvisa...

George Gershwin

 

O JAZZ E AS CRIANÇAS

O Jazz é uma porta aberta para as emoções. É energético, livre, dinâmico, mas também relaxante, reflexivo, e acima de tudo, é uma linguagem musical que serve de ponto de partida para a compreensão e execução de quase todos os estilos de música contemporânea. O Jazz é também símbolo de paz, de unidade, e transmite valores fundamentais as crianças. Pela sua característica improvisatória, e pela panóplia de “cores” nas suas melodias e harmonias, bem como na mistura dos muitos ritmos de onde nasceu e os que hoje influencia, é uma Escola de Música para a vida.

O Jazz nasce da mistura de tradições musicais e da associação de um rigor na aprendizagem técnica com uma aplicação prática da mesma num universo musical vasto. Jazz é comunicação, é criação expontânea, é a conversa musical de um músico para outro através de uma linguagem sem barreiras sociais – a Música. Queremos incutir neste curso uma atitude de respeito mútuo, competição saudável, de curiosidade e de abertura para a expressão pessoal de cada aluno.

A Escola de Jazz do Braço de Prata acredita no desenvolvimento da linguagem musical do Jazz desde tenra idade. Baseada numa estrutura curricular que considera a abertura para a exploração e multidisciplinaridade dos mais pequenos, temos como base a noção de que a música, essa grande aliada no desenvolvimento do cérebro das crianças, tem para além de potenciar a criatividade, os seguintes benefícios:

1. Alivia a dor de doenças crónicas
2. É eficaz contra a depressão infantil
3. Reduz o stress e a ansiedade
4. Ajuda a aprender novos idiomas
6. Reduz dores de cabeças e enxaquecas
7. Aumenta a memória, a concentração e o quoficiente intelectual das crianças
8. Melhora a mobilidade do corpo e a coordenação motora.

DOCENTE PRINCIPAL: CATARINA DOS SANTOS 

 

ESTRUTURA E DISCIPLINAS

Teoria e Prática – Fundamentos da Linguagem do Jazz I e II

Nesta disciplina as crianças vão aprender a ler notação musical, e a saber “ouvir” as partituras, através de um método intensivo que aposta no treino auditivo como base fundamental no ensino do Jazz.
Conhecimento e compreensão das bases da Música: melodia, ritmo, harmonia
Reconhecimento dos sons: intervalos, memorização de melodias
Escala maior e modos subjacentes
Notação: como é que se “escreve” música? Exercícios de notação
Subdivisão rítmica e sua relação com a Matemática, com exercícios rítmicos associados
As aulas terão sempre uma componente de audição de temas, com incidência na aprendizagem de audição “activa”, com exercícios associados tanto as músicas ouvidas na aula como a temática a ser desenvolvida em cada aula.

Workshop de Ensemble e Improvisação I e II

Workshop em grupo onde os alunos desenvolverão linguagem e sensibilidade rítimica inerente ao Jazz, tocar em grupo, e improvisação. Os temas serão aprendidos “de ouvido”, e os exercícios propostos explorarão várias possibilidades harmónicas e acentuarão a confiança na improvisação. Todos os instrumentos são bem vindos, e os níveis I e II são correspondentes as idades e nível de entrada dos alunos.

Aprender Lado a Lado

Neste workshop mensal, os alunos terão a possibilidade de aprender com cada um dos professores da Escola de Jazz do Braço de Prata. Sendo cada professor um mentor qualificado num instrumento específico, e com um universo musical particular, os alunos poderão fazer workshops diversificados com temáticas que espelham a diversidade de linguagens do Jazz. Pense em workshops que irão desde uma prática rítmica mais acentuada, com percussão e bateria, a workshops que incidirão em temas de Jazz Latino e Brasileiro, até workshops de composição para crianças.

Ensemble Vocal e de Movimento I e II

Nesta aula de Coro as crianças praticarão técnica vocal, treino auditivo, técnica de microfone, repertório de Jazz de vários lugares do mundo, e interpretação. Composto em grupo vocal + solistas, os alunos aprenderão a cantar em uníssono, bem como em harmonias simplificadas, de acordo com suas idades e níveis de desenvolvimento. Alguns temas terão movimento e percussão associados – a interdisciplinaridade e coordenação vocal/motora são valorizadas.

Aulas de Instrumento I e II

Aulas de Canto, Guitarra, Piano, Bateria/Percussão, Baixo e Trompete, com os professores da Escola de Jazz, e com workshops pontuais de músicos convidados.