A carregar Eventos

A Fábrica vai oferecer um Curso Livre de Filosofia Contemporânea

Uma vez por semana – a partir de 5 de Dezembro e sem data marcada para terminar – a Fábrica vai criar um novo cenário para as experiências de pensamento. Depois de termos garantido a existência sustentada da melhor livraria de filosofia do país, e depois de vários anos de sessões regulares de Stand Up Philosophy, chegou o momento de organizar um curso livre de filosofia contemporânea. Todos serão bem-vindos: desde estudantes de liceu a investigadores pós-doc, de curiosos em busca do divertimento das ideias insólitas a depressivos com urgência em responder às grandes angústias da existência. Queremos atrair todo o tipo de interessados na maravilhosa arte das insónias com conteúdo. E, de modo a conciliar públicos com diferentes formações e competências, cada sessão terá 3 momentos bem distintos, e que valem por si. Um primeiro,  de 30 a 40 minutos, no qual se apresentará um documentário ou uma entrevista sobre/com um grande pensador contemporâneo ou sobre um tema central da agenda filosófica actual. O segundo momento será o da discussão, orientada por um especialista no autor/tema, sobre os enredos – metafísicos, políticos, éticos, epistemológicos, estéticos – inscritos no documentário inicial. O terceiro momento, mais vagaroso, acolherá intervenções preparadas por investigadores universitários sobre os seus respectivos temas de pesquisa (Mestrado, Doutoramento), de forma a confrontar as suas linhas de trabalho com as perspectivas de outros investigadores. É possível participar nos 3 momentos (aconselha-se, neste caso, a experiência prévia de um café forte, disponível no bar da Sala Deleuze), ou apenas em um ou dois deles. Haverá quem queira assistir unicamente à projecção do documentário, ou quem venha preparado especialmente para o seminário final.

Para que todos saibam com antecedência aquilo que os espera em cada sessão, será anunciada, na página da Fábrica e no Facebook, com uma semana de antecedência, a) o video a ser projectado (procuraremos que esteja disponível no Youtube para, caso prefiram, poder ser visto em casa com calma antes de vir participar na discussão sobre ele), b) o responsável pela moderação do debate sobre o vídeo, c) os temas e o apresentadores dos trabalhos de investigação no seminário final. Para cada sessão haverá uma bibliografia seleccionada. As obras referidas poderão ser enviadas previamente pro email em formato PDF para quem o solicite.

A primeira sessão será no dia 5 de Dezembro, quarta-feira, a partir das 21h, na Sala Simone Beauvoir. O documentário a projectar será Derrida: The Documentary de  Kirby Dick e Amy Ziering Kofman. O moderador do debate sobre o documentário será Nuno Nabais. O terceiro momento consistirá na planificação das intervenções de investigadores em filosofia para as próximas semanas. Como bibliografia recomendamos a conferência “Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento”. Podemos enviar a tradução portuguesa em PDF a quem o solicitar.

Este site usa cookies e serviços de terceiros para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no nosso site estará a concordar com a utilização dos cookies. OK