A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

Bateria Brasileira é uma expressão que a cada momento se delineia de maneira mais clara e assertiva. Trabalhos académicos, métodos de ensino/estudo e até discografias, empregam‐na para definir, mais do que os diversos ritmos presentes na cultura brasileira, uma maneira de se tocar este instrumento. Características idiomáticas, timbres e a própria configuração do setup, são alguns elementos que se notam emblemáticos quando tentamos exemplificá-la.
Com o objetivo de disseminar este assunto, que inegavelmente é de interesse a várias pessoas, oriundas das mais diversas localidades deste planeta, o baterista Alê Damasceno apresenta esta Masterclass, onde, ancorado nos seus mais de 20 anos de carreira como instrumentista e professor, compartilha, não somente a sua própria vivência musical, mas como investigador que também é, toda uma miríade de informações relacionadas ao tema proposto.

Objetivos e Metodologia

O formato desta Masterclass de Bateria Brasileira é orientado não somente a bateristas, mas a músicos de diversas áreas, que têm interesses ou necessidades em desenvolver o conhecimento sobre ritmos brasileiros. Porém, para aqueles que estão envolvidos diretamente com o instrumento, serão abordados diversos assuntos relacionados, desde questões técnicas até interpretação e análise de repertório.
Por se tratar de um evento sem parametrização mínima de habilidades, ao decorrer da masterclass, que tem duração aproximadamente de 3 horas, as questões desenvolvidas podem variar e serem orientadas de acordo com a necessidade e/ou vontade da audiência. Isso gera além de um dinamismo e improvisação, tão necessários à própria execução do tema em questão, uma capacidade de englobar em um mesmo encontro, diferentes perfis de participantes.
Será entregue durante a masterclass e/ou disponibilizado para download, conteúdo em formato pdf com parte do assunto trabalhado em aula. Sugere-­se que os participantes levem consigo uma pen‐drive ou qualquer outro equipamento para armazenamento de dados.
As performances dos participantes serão filmadas com o intuito de as disponibilizar aos mesmos, caso haja interesse.

Sobre Alê Damasceno

Mestre em Música pela UNICAMP na área de Performance Musical, Especialista em Docência no Ensino Superior pela FMU e Bacharel em Música – instrumento Bateria – pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, atualmente é doutorando em Artes Musicais – Performance, pela Universidade Nova de Lisboa. Possui mais de 20 anos de experiência como professor de bateria em instituições de ensino reconhecidamente relevantes no cenário artístico de São Paulo (Brasil), como a Faculdade de Artes Alcântara Machado, Faculdade Santa Marcelina e Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Como instrumentista, participou da gravação de vários CDs/DVDs de música popular e instrumental brasileira, entre eles o DVD da cantora Zizi Possi: “Para Inglês Ver e Ouvir”, indicado ao Prêmio TIM 2006, os CDs “Nem” e “Emily” do cantor e compositor Cid Campos (filho do poeta Augusto de Campos) e o CD “Piratininga”, do grupo de música instrumental brasileira Aquilo Del Nisso. Como produtor, o CD “Eu e Ela” do compositor Joel Damasceno e da cantora Daniella Alcarpe.
Participou também de shows com artistas ao redor do mundo como, Phil deGreg (EUA), Vincent Gardner (EUA), Miles Osland (EUA), Jaques, Henry Greindl (Bélgica), Eva Jagun (Alemanha), Iva Bittova (Checoslováquia), Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Jaques Morelenbaum, Guinga, Gal Costa, Tetê Espíndola, Luiz Melodia, Jonhy Alf, Olívia Byington, Lucinha Lins, Célia, Virginia Rosa, Vanessa da Matta, Paula Lima, Rubi, Roberto Sion, Toninho Ferraguti, Silvio Mazzuca Jr., João Cristal, Marcelo Gomes, Felipe Ávila. Com orquestras e Big Bands, já participou como convidado da Jazz Sinfônica de Diadema, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Bachiana,
Sínfonica de Heliópolis, Balé Folclórico do Estado de São Paulo (Abaçaí) e Grupo Comboio.
Atualmente finaliza o método intitulado Brazilian Grooves, ao lado do guitarrista Flávio Barba e do baixista Marinho Andreotti. É colunista da revista especializada Modern Drummer Brasil e desenvolve ao lado do baterista e amigo Rodrigo “Digão” Brás, o Duoavesso, duo de baterias, com repertório voltado a este instrumento.

Valor: 75€
*Os alunos da Escola de Música da Fábrica Braço de Prata têm desconto de 50%*

+ info e inscrições:
Alê Damasceno
E-­mail: hi@aledamasceno.com
Telemóvel: + 351 938 590 201
http://www.aledamasceno.com/

Este site usa cookies e serviços de terceiros para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no nosso site estará a concordar com a utilização dos cookies. OK