banner exposicoes

Sala Deleuze

sigurd

 

Sigurd Wendland estudou pintura em Colónia sob orientação de Dieter Kraemer e na Faculdade de Artes em Berlim, onde se tornou aluno de Fred Thieler. Vive e trabalha em Groß-Templin Dölln.
Há mais de 10 anos tem organizado simpósios internacionais de arte sobre o tema da pintura plein-air na ilha de Usedom, mas também em Portugal, Dinamarca e Suíça.
Sigurd Wendland ocasionalmente reside em Amsterdão, Lisboa, Colónia e Potsdam, onde, além de muitos retratos, conta histórias de ganância, o fosso entre ricos e pobres, militarismo ou delírio religioso em pinturas de grande formato. As suas cenas realistas, quase chocantes, que denunciam a frieza dos costumes da Europa do norte, são atravessadas por uma ternura meridional, com as praias e os gestos serenos das gentes de Lisboa.
As obras de Sigurd Wendland, que às vezes parecem barrocas, rapidamente se revelam um palco mundial moderno no qual as pessoas são os actores de uma tragédia sem fim. São homens e mulheres cegos, bêbados, consumados e desenfreados, a maioria dos quais o artista retrata nus, expondo assim sua vulnerabilidade e fragilidade. Ganância, luxúria, autodestruição e consumismo saltam para o observador, a partir das suas obras, aparentemente inacabadas, que usam esboços  como uma lembrança de quão incerta e aberta é a vida. Essa representação de esboço distingue as suas pinturas das dos antigos mestres, enquanto as histórias furiosamente narradas oferecem aos observadores algo para refletir.

image.pngUm artista internacionalmente reconhecido

Sigurd Wendland teve suas obras expostas em inúmeras galerias alemãs em Berlim, Hamburgo, Saarbrücken, Colônia, Potsdam, bem como no Museu Schwedt, no Museu Heringsdorf. As exposições internacionais incluem o Museu Stargard Szczecin na Polônia, além de várias exposições em Amsterdam, Lisboa e Zurique. Exposições coletivas aconteceram em Frankfurt Höchst, na galeria Poll Berlin, no Parlamento de Dusseldorf, na Embaixada da Bélgica em Berlim, na Kunsthaus Lempertz em Colónia, na Kunstverein Beauvoorde na Bélgica, em Forsamlingshuset Jenle Denmark ou na Art Association d`Hondschoote em França e na Estação Cultural de Glyngøre, na Dinamarca.

Joomla! Hosting from