SÁBADOS | 10, 17, 24 Março 7 e 14 de Abril 2018

14H30 ÀS 18H30


A editora Fábrica do Braço de Prata inicia a publicação dos primeiros livros em 2018. A oficina de escrita é mais do que um workshop de fim-de-semana. Tem como objectivo conduzir os participantes na produção de um conto que possa vir a integrar uma colectânea a publicar por esta editora. Assim unem-se esforços para a publicação de novos autores num género negligenciado (em termos de produção nacional) pela maioria das editoras.

Escrever é um trabalho solitário, individual e para o qual não existem fórmulas. Mas a pertença a um grupo que alimenta a paixão pela leitura e pela escrita, bem como a discussão de ideias e a oportunidade de publicação, pode muito bem ser o rastilho que conduz a um método e a um resultado há muito sonhado: uma história que não ficou por contar, lida por outros leitores.

METODOLOGIA

Através de leituras, da realização de exercícios escritos e do acompanhamento da escrita do conto, pretende-se aprofundar conhecimentos e desenvolver o potencial criativo. Esta oficina é um lugar de partilha. A discussão em grupo das leituras e dos exercícios permite ao autor reflectir sobre o seu texto e ganhar as competências necessárias para seguir um caminho autónomo que lhe permitirá no futuro ser um leitor mais atento e um escritor mais crítico.

DESTINATÁRIOS

Destina-se a todos os que praticam a escrita ou que são leitores que gostam de falar de livros e pretendem iniciar-se na produção literária.

OBJECTIVOS

Desenvolver um conto sob acompanhamento contínuo e presencial
Identificar a importância da leitura e da escrita
Construir mapas de ideias recorrendo à escuta activa, às inquietações e à necessidade de homenagear
Construir perfis psicológicos e físicos de personagens tendo em conta o papel que ocupam na narrativa
Escrever diálogos verosímeis e adequados às personagens
Escrever de acordo com a técnica mostrar em vez de dizer

CONTEÚDOS PRINCIPAIS

As ideias
Universos sensoriais
Narrador e pontos de vista
Personagens e diálogos
Estrutura narrativa
Revisão


Duração: 20 horas
5 sessões ao sábado

Preço: 150€

Inscrições: Inscrições: Para fazer a sua inscrição envie e-mail para: oficinas.bracodeprata@gmail.com. A inscrição é válida após pagamento por transferência bancária para NIB facultado por e-mail. O número de vagas é limitado. Contacto e Informações: oficinas.bracodepEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

FORMADORA 

fausta oficinas escritaFausta Cardoso Pereira nasceu em Lisboa em 1977. Estudou Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e Comunicação Social na Universidade Complutense de Madrid. O seu livro mais recente, “Dormir com Lisboa”, foi o vencedor do Prémio Antón Risco e encontra-se publicado em Espanha. É ainda autora do romance “O Homem do Puzzle” e do livro de viagens “Bom Caminho”, publicados pela editora Planeta. É formadora certificada pelo IEFP desde 2014. Antes foi responsável pela gestão de projectos educativos na Fundação Portugal Telecom e em 2012 recebeu o Troféu Português de Voluntariado atribuído pela Confederação Portuguesa de Voluntariado, pelo projecto “Comunicar em Segurança”. Trabalhou, ainda, na produção de cinema de animação e de documentários. Foi gestora do projecto educativo “Filmes do Recreio” que, durante cinco anos, contou com o apoio do Ministério da Cultura. Dois dos filmes realizados ao abrigo deste projecto, cujo objectivo era o de aproximar crianças, entre os 6 e os 9 anos, do cinema de animação, foram premiados em 2001 e 2002 no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho - CINANIMA.

Joomla! Hosting from